E AI QUAL UNIVERSIDADE VOU INGRESSAR

BEM VINDO

"AGRADEÇO POR PARTICIPAR DO MEU BLOG DE NOTÍCIA DAS UNIVERSIDADES, QUE TRAZ COLETAS DE ESTUDO ABORDADOS POR MUITOS CURSOS, PRÉ-VESTIBULARES E UNIVERSIDADES RENOMADAS'' (Grd : WALACE ESRON)

quinta-feira, 3 de março de 2011

assuntos abordados em FISICA

PARTE 1 - TERMOLOGIA


Lei Zero é, essencialmente, uma definição microscópica de temperatura. Embora seja de uso corrente a noção de quente ou frio, pelo contato com a pele, ela pode levar a avaliações erradas de temperatura. É bem conhecido o exemplo de que a mesma água pode parecer mais fria ou mais quente ao contato da mão, quando, anteriormente, a mão foi mergulhada em água gelada ou água quente, respectivamente. De qualquer forma, é da observação cotidiana de que corpos quentes e frios, postos em contato, produzem, no fim de algum tempo, a mesma sensação, que se chega ao conceito de temperatura. Está claro que, dependendo da superfície do corpo (metálica, porosa, etc.), essa sensação pode ser falha.

Levando-se em conta as observações anteriores, a Lei Zero assim postula: se A e B são dois corpos em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico um com o outro, mas, formalmente, existe uma grandeza escalar, a temperatura, que é uma propriedade de todos os sistemas em equilíbrio termodinâmico; essa grandeza é tal que a condição necessária e suficiente para que haja equilíbrio térmico entre vários sistemas é que a temperatura desses sistemas seja a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário